O YouTube anunciou um conjunto de novas ferramentas para criadores de conteúdo, muitas delas baseadas em Inteligência Artificial. Os recursos prometem facilitar a edição de vídeos, criação de narrações e até transformar diálogos em músicas. O anúncio aconteceu nesta terça-feira (16/9), durante um evento especial na própria plataforma.
Uma das novidades é a edição automática de vídeos, que transforma gravações brutas em rascunhos completos com música, transições e narração. O recurso está em fase de testes e será liberado nas próximas semanas.
Também será possível criar dublagens automáticas, traduzindo vídeos e sincronizando o movimento do rosto dos falantes com a nova língua. Além disso, o YouTube desenvolveu uma tecnologia que transforma diálogos em trilhas sonoras para Shorts, ideal para memes e conteúdos curtos.
No YouTube Studio, chega o parceiro de IA conversacional, que auxilia os criadores a analisar tráfego e obter insights de desempenho, sendo liberado gradualmente.
Entre os anúncios, a plataforma apresentou ainda uma função de colaboração, permitindo que até cinco criadores trabalhem juntos em um vídeo, aumentando o alcance do conteúdo. E para otimizar o desempenho, testes A/B de títulos e thumbnails permitirão experimentar até três variações.
Com essas novidades, o YouTube reforça o uso de tecnologia para agilizar a criação e potencializar resultados de quem produz conteúdo na plataforma.